8.9.09

BARCELONA


01.SET.09 - 07.SET.09, BARCELONA! Uma escapada a Barcelona, como quem vai para ver o ambiente da coisa, arranjar quarto, tratar de papeladas na escola, essas coisas..[e o luis a acompanhar]! As três primeiras noites foram passadas num hostel, juntinho a Plaça Reial, mesmo ao lado das Ramblas. Aqui tudo parece ter demasiado ambiente: a "oferta" de meninas a distribuir flyers é grande e pessoas tipo "qué frô" a vender cervesa fresquita clandestinamente também não faltam. Mete medo, no mínimo, sacar da chave para entrar no prédio, sob o olhar permanente dos 'guardiões da rua', que por lá costumam pernoitar em cima de caixas de cartão espalmadas. A cidade não pára nem para dormir; parece que se fazem turnos performa a manter a agitação característica de Barcelona. O que tenho a dizer disto é que os vidros duplos funcionam maravilhosamente. 
À falta de melhor, ao quarto dia mudo a trouxa para casa de uma senhora amiga da minha avó que mora por tais bandas e se ofereceu para me quedar. O que aparentemente seria um luxo acaba por se transformar numa pressão e num desespero total por arranjar imediatamente quarto, para não ter de continuar no piso da senhora solitária, que pronuncia estridentemente um 'ai, que niña tengo!' um segundo após se ter estado a lamentar da vida e da família que tem. Fazer a cama, cozinhar e esse tipo de tarefas são coisas a que me queria habituar, mas nesta casa tal exercício é impossível: gostava de ter preparado uma refeição, agora que já sei cozinhar o mais básico, mas a 'querida' tieta elisa não permitiu, apresentado então, orgulhosamente, umas fatias de fiambre, lombo e pão para o jantar. Saio de manhã e deixo a cama feita; quando volto a cama está feita de outra forma [hmm, alguém a desfez e voltou a fazê-la]. Regresso ao fim do dia e levo um sermão, embora sempre com um sorrisito pelo meio, por não ter tomado o pequeno almoço em casa, pois as coisas estavam todas preparadas em cima da banca na cozinha. Obriga-me a prometer que no dia seguinte irei esmorzar em casa, não sendo preciso lavar a louça, diz ela. Entro finalmente no meu quarto. Ups, tenho a roupa que antes estava num saco, dentro da minha mala, lavada e planchada. [hmm, alguém me abriu a mala e sacou da roupa]. Do género destas, houve outras situações igualmente 'agradáveis', que me fizeram querir sair para o primeiro buraco que encontrasse, nem que fosse junto aos 'guardiões' da Plaça Reial.
Mas nem tudo é mau. Na segunda visita à escola cruzo-me nas escadas com um amigo dos tempos da Brotero. Como é que é possível?! Ainda estou para perceber o tamanho da sorte que isto foi. Conversa puxa conversa, lá percebi que na casa onde ele estava haviam quartos vagos, com janela [algo incrível em Barcelona], numa zona mui centrica, com gastos incluídos, internet, duas casas de banho e dois frigoríficos para cinco habitaciones, por apenas 290 euros. Mais uma vez, como é que é possível??! Finalmente um caso com sucesso, ao quinto dia na cidade de Gaudí.
Fora estas trapalhadas todas, os passeios foram mil e a companhia a melhor! A minha participação nas fiestas erasmus já começou, por isso já conheço algumas caras estrangeiras! Estoy mui contenta!

4 comentários:

Frederico Martinho disse...

Buena suerte!

vitormalva disse...

amigo dos tempos da Brotero.. hihi
quem? quem?

Mariana Roque disse...

o q mais farta ouvir é 'cerveza bear' a toda a hora, cerveja q costuma aparecer de dentro de esgotos, toldos ou provavelmente de outros sitios mais incriveis...
Mas vais adorar, boa sorte!

joaninha disse...

lindo! eu ja sabia que o luis ia pra lá, mas tinha-me esquecido de te dizer! aguardem pela minha visita XD

Postar um comentário